Ano letivo 2019/20
Docente: Maria João Pena
Créditos (ECTS): 6
Horas de aula: 16
Número de sessões: 8
Área científica: serviço social
Língua de ensino: português
Semestre letivo: 2.º
Horário: segunda-feira, das 20h30 às 22h30
Calendário e Sala(s): consulte aqui
Objetivos
- Estimular a dimensão preditiva do Serviço Social na análise e interpretação da realidade social;
- Formular propostas de intervenção em Serviço Social num quadro teórico e conceptual sustentado;
- Elaborar matrizes de análise e construção de indicadores promotores de uma intervenção informada em Serviço Social.
Programa
I.Problematização da intervenção em Serviço Social na contemporaneidade.
II. Perspectivas de Intervenção em Serviço Social: Diversidade e pluralidade.
III. Níveis de intervenção em Serviço Social: Micro, Meso e Macro.
IV. Conhecimento, competências e valores necessários à intervenção em Serviço Social.
V. Estratégias e desafios para uma intervenção informada em Serviço Social.
Bibliografia básica
Bouquet, Brigitte (1989) «Savoirs et Pratiques Sociales », in La Recherche en Travail Social, Centurion, Paris
Davies, Martin (2008) The Blackwell Companion to Social Work. 3ª ed, Blackwell Publishing
Healy, Karen (2001) Trabajo Social, Perspectivas Contemporáneas. Fundación Paideia/Ediciones Morata, Madrid
Hepworth, Dean H. et al (2010) Direct Social Work Pratice. Theory and Skils. Eighth Edition.USA. Ed. BROOKS/COLE Cengage Learning
Lee, Judith A. B. (2001) The Empowerment Approach to Social Work Practice - Building the Beloved Community. 2nd Edition, Columbia University Press, Nova Iorque
Williams, Fiona (2004) Rethinking Families. Calouste Gulbenkian Foundation, London
Bragança, João (2010) Repensar as Familias. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa
Zastrom, Charles H. (2010) The Practice of Social Work - A Comprehensive Worktext. 9th Edition, Brooks/Cole Cengage Learning, USA
Avaliação
A avaliação é individual, ou seja cada doutorando lecciona 1 aula e prepara 1 paper de 3 a 5 páginas sobre uma proposta de Intervenção do Serviço Social (aprofundada) de forma abstracta ou aplicada ao objecto teórico de pesquisa.
[versão completa disponível em Fénix]