doutoramento serviço social

estágio de pesquisa avançada em serviço social

Ano letivo 2019/20

Docente(s): Jorge Ferreira (coord.)

Créditos (ECTS): 6
Horas de aula: 16
Número de sessões: 8
Área científica: serviço social
Língua de ensino: português

Semestre letivo: 2.º

Objetivos:

- Promover oportunidades de pesquisa em serviço social integrada em centros e Unidades de investigação;
- Desenvolver uma cultura de pesquisa em serviço social através de experiências de investigação e investigadores no domínio nuclear da formação.

Programa:

1. Integração em equipas de investigação do CIES-IUL ou de outros centros/unidades de pesquisa em Serviço Social no âmbito da investigação do doutorando;
2. Experienciação do exercício de pesquisa avançada em Serviço Social tutorizada por centros/unidades de pesquisa nacional e ou internacional;
3. Acesso a software de pesquisa e a dados empíricos produzidos pelo centro/unidade de investigação.

Processo de avaliação:

Elaboração de um relatório que refira as atividades científicas desenvolvidas, as aprendizagens efetuadas, bem como a sua apreciação sobre as mais-valias para o avanço do seu projeto de tese doutoral.

Observações:

O Estágio de pesquisa avançada em serviço social pode ser realizado no quadro da cooperação com outras entidades, em termos a definir em documento próprio.
A duração mínima dos estágios é de um mês e a máxima é de três meses.
O estagiário de pesquisa avançada em serviço social terá como supervisor o coordenador do centro ou unidade de pesquisa ou do projeto de investigação em que esteja inserido ou outro investigador ou assistente de investigação por ele indicado.
O tempo de pesquisa do estagiário deve ser combinado com o supervisor e deve ter no mínimo quatro horas semanais e não deve exceder as 20 horas semanais.
O estágio de pesquisa avançada em serviço social é obrigatoriamente formalizado em documento escrito onde se fixam os termos da sua realização, nomeadamente a duração e orientação científica, os benefícios e plano de trabalho do estagiário, o tempo semanal de pesquisa no centro/unidade em que se vai inserir, bem como outras especificações que se considerem pertinentes.

[versão completa disponível em Fénix]